Ação Social

REALIZADA A IV CONFERÊNCIA DA ASSISTÊNCIA SOCIAL EM CLARAVAL.

A Secretaria de Ação Social e o Conselho Municipal de Assistência Social da Prefeitura de Claraval realizaram a IV Conferência de Assistência Social, no dia 20 de Julho, com o tema: “Garantia de Direitos do SUAS”.

O evento aconteceu na Câmara Municipal de Claraval, com grande participação da população, que puderem assistir palestras realizadas pelos representantes da Secretaria de Estado de Trabalho e Desenvolvimento Social da regional de Passos o Diretor Graziane e o Psicólogo Fernando, logo após as palestras os participantes dividiram-se em grupos para discussões dos quatros eixos:

Eixo 1 – A proteção social não contributiva e o principio da equidade como paradigma para a gestão dos direitos sociassistencias.

Eixo 2 – Gestão Democrática e Controle Social: o lugar da sociedade civil no SUAS.

Eixo 3 – Acesso ás seguranças sociassistenciais e a articulação entre serviços, benefícios e transferência de renda como garantias de direitos sociassistencias.

Eixo 4 – A legislação como instrumento para uma gestão de compromissos e corresponsabilidades dos entes federativos para a garantia dos direitos socioassistenciais.

Desta conferência saíram propostas importantes para o desenvolvimento social, durante o evento foram eleitos 2 delegados e 2 suplentes,  que irão representar Claraval na Conferência regional.

As Conferências, que são realizadas nos âmbitos municipal, estadual e federal exercem um papel de suma importância para a sociedade, elas são a base para que sejam propostas novas diretrizes é através delas que o Governo ouve a sociedade e determina as prioridades na política pública para os próximos anos.