Administração

FÓRUM REGIONAL DO SUDOESTE MINEIRO.

No dia 10 de Agosto, o Prefeito Luiz Gonzaga Cintra, o Secretário de Saúde Valber Vidal, a Secretária de Educação Lúcia Freitas, a Secretária de Turismo, Cultura, Esporte e Lazer Luiza Helena Cintra, os Vereadores: Bruno Freitas, Daniel Pires e Donizete (Botinha), além do extencionista da EMATER Enes Barbosa, os produtores rurais: Adelina Souza, Luciano Riarto Santana, Nilvanir Cintra, Ednaldo Justino Cintra, Maria Aparecida Gomes, Jéssica Gomes, José Francisco Meneguete e Sueli Meneguete, participaram do Fórum Regional do Sudoeste Mineiro na cidade de Passos-MG, realizado na Escola Estadual Dulce Ferreira de Souza.

Na ocasião estavam presentes mais de quarenta órgãos do governo do Estado de Minas Gerais, com a presença de Deputados estaduais, prefeitos de 32 cidades do sudoeste, vereadores, servidores públicos e membros da sociedade civil, treze secretários de Estado, 3 secretários adjuntos, 5 presidentes/vice-presidentes de autarquias públicas como CEMIG, COPASA, IPSEMG e BDMG, onde todos puderam acompanhar anúncios de importantes medidas do governo mineiro para a região, em cerca de 150 ações de prestação de serviços aos cidadãos e auxílio aos gestores municipais , foram anunciadas dentre as medidas, a ampliação dos serviços médico-hospitalares pelo IPSEMG em Passos com recursos no valor estimado de 6 milhões de reais por ano, foi anunciado também o início das obras no trevo de Passos na Rodovia MG 050.
O Governador junto com autoridades locais promoveu o descerramento das placas de inauguração da sede da Superintendência Regional de Ensino e da Casa dos Conselhos em Passos.
O Prefeito de Passos, Carlos Renato Lima Reis, recebeu a todos e disse que o município de Passos se sente honrado em mais uma vez sediar o Fórum Regional do território sudoeste, destacou as belezas naturais como a Serra da Canastra e o Lago de Furnas, a importância da nossa região na produção de leite, café e milho. Por fim destacou que todos os prefeitos do Sudoeste Mineiro “estão de mangas arregaçadas e trabalhando duro, firmemente no propósito de realizar tudo o que for necessário para o fortalecimento do sudoeste em parceria com o Governo do Estado”.
O  membro da mesa Diretora na comissão extraordinária do acerto de contas de Minas Gerais com a união, Rogério Correa em seu discurso lembrou os municípios sobre as perdas de Minas com a Lei Kandir que chegam a R$135 bilhões, essa lei determinou a desoneração do ICMS sobre exportações, acarretando um prejuízo para o Estado e para as cidades de R$33 bilhões que seriam devidos diretamente aos municípios, ele convocou os prefeitos da região para pressionar o Congresso Nacional para que Minas e as prefeituras mineiras recebam os recursos do ICMS provenientes da dívida da União com o Estado de Minas e os municípios referentes a lei Kandir.
Por fim o Governador de Minas, destacou que o estado está trabalhando para o enfrentamento da crise econômica que assola o país e isso tem sido possível com o apoio do legislativo mineiro fazendo os debates necessários e aprovando os projetos de lei que tem ajudado o Estado a superar a crise e a melhorar a qualidade de vida dos mineiros.

Os produtores rurais de Claraval receberam das mãos do Secretário de Agricultura, Pecuária e Abastecimento do Estado de Minas Pedro Leitão, o certificado de Produtor destaque, pela produção inserida no sistema agroecológico pela produção sustentável e orgânica. Todos os municípios levaram seus produtores, mais vale lembrar que Claraval é referência no estado pela produção de alimentos orgânicos certificados pelo IMA.

O Prefeito Luiz Gonzaga, recebeu certificado do Presidente da COHAB Minas Alessandro Marques, de Prefeito amigo da COHAB, o Prefeito também assinou um termo de compromisso de cooperação técnica e social que entre si celebram a COHAB Minas e o Município de Claraval.

Foi um dia produtivo, onde Prefeito e Gestores do nosso município puderam participar de palestras e tirar dúvidas pertinentes a cada área de atuação.

Mostre mais

Se inscrever

Deixe uma resposta

Além disso, verifique

Close
Close