IV CONFERÊNCIA DA SAÚDE FOI SUCESSO.

A Prefeitura Municipal de Claraval, Conselho Municipal de Saúde e Secretária Municipal de Saúde, promoveram no último dia 11 de Agosto a IV Conferência Municipal de Saúde, com o tema: “O SUS que temos e o SUS que queremos”.

O Prefeito Sr.Luiz Gonzaga, o Presidente do Conselho de Saúde Sr. Miguel Jorge Gomes e o Secretário de Saúde Sr. Valber Vidal, fizeram a abertura oficial da Conferência, que aconteceu na Câmara Municipal de Claraval, com vários temas importantes que foram os seguintes:

– Assistência Farmacêutica: Realidade atual

Palestrante: Wilson Rigoni da Silva

– Vigilância em Saúde: Organização e estruturação

Palestrante: Vilma Maria Ribeiro

– Atenção Primária como porta de entrada do Sistema

Palestrante: Fabíola Silveira Lemos

– Média e Alta Complexidade: Desafios da Integralidade

Os Palestrantes passaram informações sobre cada tema proposto e logo após os participantes se dividiram em grupos, para a discussão dos eixos e apresentarem propostas que visam melhorar a atuação na área da saúde no município, vale ressaltar que é a partir desta conferência que a Secretaria de Saúde faz o planejamento de investimentos para os próximos quatro anos, as propostas do município também serão encaminhadas para o Conselho Estadual de Saúde, que norteia as ações da Secretaria Estadual.

A Palestra que chamou a atenção dos participantes foi a da palestrante Vilma Ribeiro, Diretora do Departamento de Vigilância Sanitária do Município de Claraval, Vilma discutiu o tema: Vigilância em saúde: Organização e estruturação, ela falou dados importantes sobre o combate e prevenção de  várias doenças infecciosas, que podem gerar  epidemias na população  e que só são controladas e  combatidas através do trabalho realizado pela equipe de epidemiologia da Prefeitura de Claraval, que foi o caso da Febre Amarela, que teve fortes  indícios da doença no início do ano na cidade, que devido ao excelente trabalho da equipe de epidemiologia  puderam impedir que a doença viesse a se instalar  na cidade.

Após o evento, o Prefeito Luiz Gonzaga Cintra, aproveitou para entregar Tablets para as Agentes Comunitárias do Programa de Saúde da Família, que serão usados por elas, para coletas de dados durante as visitas nas casas das pessoas, esta iniciativa tem o objetivo de acelerar e facilitar a  inserção de informações no  sistema.

As Conferências, são realizadas nos âmbitos municipais, estadual e federal e  exercem um papel de suma importância para a sociedade, elas são a base para que sejam propostas novas diretrizes e é através delas que o Governo ouve a sociedade civil e determina as prioridades na políticas públicas para os próximos anos.