Agricultura e Meio Ambiente

PRODUTORES DE PRODUTOS ORGÂNICOS E PREFEITO ENCONTRAM COM SECRETÁRIO DE DESENVOLVIMENTO AGRÁRIO.

O secretário de estado de Minas Gerais de desenvolvimento agrário, professor Neivado, juntamente com sua comitiva, esteve ontem fazendo visita no escritório da EMATER em Claraval.

A vinda do secretário foi um pedido feito pela associação dos produtores rurais de Claraval no fórum estadual do sudoeste mineiro, realizado em Passos em Agosto deste ano. Os agricultores de Claraval que atualmente são referências em todo o estado de Minas Gerais e na região de Franca- SP, pela produção de alimentos orgânicos, inclusive com certificação do IMA ( Instituto  Mineiro de Agropecuária).

Na reunião com o secretário de estado, estavam presentes: representando a associação de produtores rurais a presidente Adelina e a presidente da cooperativa de produtores de orgânicos do município Nilvanir, além dos agricultores: Dona Dirce e Sr. Samuel, o prefeito Luizão, os vereadores: Bruno, Sargento Daniel e a diretora de departamento de vigilância e fiscalização ambiental, Fernanda, os extencionista: Enis da EMATER de Claraval, Alice da EMATER de Passos, Frederico gerente regional da EMATER, Juarez secretário dos fóruns regionais e o subsecretário de agricultura familiar Lázaro.

O secretário prof. Neivaldo, recebeu das mãos da presidente da associação e do prefeito, o pedido de doação de barracas de feira para os produtores, pedido de implantação de uma agroindústria de mini processamento de hortaliças em parceria com a prefeitura e a secretaria estadual de desenvolvimento agrário, tendo em vista que a procura pelos alimentos orgânicos produzidos em Claraval está com demanda altíssima, inclusive com pedidos até da cidade de Belo Horizonte.