SALÃO REGIONAL DO TURISMO.

Circuito Turístico Nascentes das Gerais.

Aconteceu em Capitólio-MG, nos dias: 13, 14, e 15 de Outubro o 2º Salão Regional de Turismo.

O evento reuniu  14 cidades do Sudoeste Mineiro que compõe o Circuito Turístico Nascentes das Gerais: Claraval, Alpinópolis, Capitólio, Carmo do Rio Claro, Cássia, Delfinópolis, Guapé, Ibiraci, Itaú de Minas, Passos, Piumhi, Pratápolis, São João Batista do Glória, São José da Barra.

De acordo com pesquisa realizada pela Secretaria de Turismo do Estado de Minas Gerais, a nossa região atualmente é a 5º do estado mais visitada, ficando atrás apenas de : Belo Horizonte, Ouro Preto, Diamantina e  Serra da Canastra.  Esse resultado é graças ao excelente trabalho realizado  por meio do Circuito Turístico Nascentes das Gerais e Secretaria de Estado de Turismo, e também é claro por causa das belezas naturais desta região, vale lembrar que em 2015, a região estava em 11º no ranking.

Durante o evento os expositores tiveram a oportunidade de apresentar a cerca de 8.000 mil turistas , de toda parte do Brasil, os destinos turísticos da região. Os turistas também puderam degustar as delicias típicas de cada uma das cidades que estavam expondo, Claraval  levou licor e  geleia  artesanal do Mosteiro, macarrão artesanal produzido pelas irmãs cistercienses, além de artigos religiosos.

Estavam presentes as seguintes autoridades da região: O Anfitrião, Prefeito Municipal de Capitólio, José Eduardo Terra Vallory, o Prefeito Municipal de Passos Renatinho Ourives, o Prefeito Municipal de Itaú de Minas Ronilton Gomes Cintra, o Prefeito Municipal de Alpinópolis José Gabriel dos Santos Filho, o Prefeito Municipal de Cássia Marco Leandro Almeida Arantes, o Prefeito Municipal de Piumhi Adeberto José de Melo (Deco), a Prefeita Municipal de São João Batista do Glória Aparecida Nilva dos Santos, Diretor da Federação dos Circuitos Turísticos de Minas Gerais,  Presidente do Circuito Turístico Nascentes Das Gerais Luiz Carlos Pádua.

Durante os dias do salão de Turismo,teve na cidade o festival gastronômico de comida mineira, onde vários bares e restaurantes puderam apresentar a sua culinária para os turistas, dentre os restaurantes participantes estavam o Chico Mineiro, Restaurante do Turvo, dentre outros.

Sobre o Turismo:

Turismo é o conjunto de atividades que envolvem o deslocamento de pessoas de um lugar para outro, seja ele doméstico ou internacional.

O turismo está ligado a diversos segmentos, entre eles, o turismo de consumo, onde são organizadas excursões com o objetivo principal de fazer compras, o turismo religioso, realizado para encontros em regiões com tradição religiosa como por exemplo Aparecida do Norte e toda aquela região do circuito da fé, e que  atualmente é a principal atividade turística que Claraval desenvolve por conta do Mosteiro Cisterciense que é  bastante conhecido no Brasil  , o turismo cultural, o turismo rural, o turismo ecológico etc.

São consideradas turistas as pessoas que saem de seu país ou região para uma viagem de visita a outro país, estado ou região por um período não superior a doze meses sem que a intenção principal seja desenvolver uma atividade remunerada.

O turismo tem grande importância na economia mundial, pois a chegada de turistas aumenta o consumo, a produção de bens e serviços e principalmente a necessidade de criação de novos empregos.