MAIS QUE MEL!

A IMPORTÂNCIA DAS ABELHAS PARA O MEIO AMBIENTE.

As Escolas municipais de Claraval receberam no dia 10/11 (sexta), a visita do projeto social da empresa BASF em parceria com a COCAPEC “Kombolab”.

O projeto visa levar conhecimento para os alunos, sobre a importância das abelhas para o meio ambiente. Os alunos ficaram muito empolgados com os novos conhecimentos.
De acordo com os pesquisadores, que executam esse projeto a  maioria das pessoas desconhecem a importância das abelhas para o nosso meio ambiente, elas cumprem um papel infinitamente mais relevante que apenas produzir mel: são os melhores e mais eficientes agentes polinizadores da natureza, responsáveis pela reprodução e perpetuação de milhares de espécies vegetais, produzindo alimentos, conservando o meio ambiente e mantendo o equilíbrio dos ecossistemas.

A polinização das abelhas é fundamental para garantir a alta produtividade e a qualidade dos frutos em diversas culturas agrícolas pelo planeta. Segundo a Organização das Nações Unidas para Alimentação e Agricultura (FAO), 85% das plantas com flores das matas e florestas e 70% das culturas agrícolas, dependem dos polinizadores.

Nos últimos 15 anos, 50% a 90% das abelhas sumiram do nosso planeta, por causas naturais e produtos agrotóxicos certamente são responsáveis por isto. Por conta desses dados empresas como a BASF e COCAPEC, incentivam esse tipo de projeto social, que visa levar conhecimento para os alunos e também conscientizar as crianças sobre a importância desse inseto para o ecossistema, lembrando que sem a polinização feita pelas abelhas, a maioria das nossas frutas e legumes desapareceria completamente da Terra.