II CONFERÊNCIA DA EDUCAÇÃO.

Educação o melhor caminho para mudar!

Com a realização da Prefeitura Municipal de Claraval por meio da Secretaria Municipal de Educação, aconteceu dia 13 de Novembro (segunda-feira) a II Conferência da Educação, com o tema:

Plano Municipal: Construindo Um Sistema Integrado de Educação Pública.

O objetivo do evento foi de conscientizar e mobilizar a sociedade, sobre a importância da implementação e monitoramento dos Planos Municipais de Educação, bem como suas metas e estratégias, que visão fortalecer o sistema de educação pública de forma integrada.

A II Conferência da Educação foi realizada na Câmara Municipal de Claraval, com grande participação da população, colabores, professores do município e do estado, estavam também presentes várias autoridades da cidade: O Prefeito Luiz Gonzaga, a anfitriã Lucia Gomes ( Secretária de Educação), as Secretárias Luisa Helena Cintra e Amanda Cintra, o Sargento da Policia militar Georgio Felix,  a  Diretora Juliet Pessoni, Vereadores: Donizete (Botinha) e Daniel Pires. Os presentes puderam assistir palestras realizadas pelos representantes das superintendências regionais de São Sebastião do Paraíso  (Adriana Tolomelli Zancheta) e de Passos (Ricardo Medeiros Teixeira)

Após as palestras os participantes dividiram-se em grupos para discussões dos  eixos:

EIXO I – Planos decenais e SNE: instituição, democratização, cooperação federativa, regime de colaboração, avaliação e regulação da educação;

EIXO II – Planos decenais e SNE: qualidade, avaliação e regulação das políticas educacionais;

EIXO III – Planos decenais, SNE e gestão democrática: participação popular e controle social;

EIXO IV – Planos decenais, SNE e democratização da Educação: acesso, permanência e gestão; EIXO V – Planos decenais, SNE, Educação e diversidade: democratização, direitos humanos, justiça social e inclusão;

EIXO VI – Planos decenais, SNE e políticas intersetoriais de desenvolvimento e Educação: cultura, ciência, trabalho, meio ambiente, saúde, tecnologia e inovação;

EIXO VII – Planos decenais, SNE e valorização dos profissionais da Educação: formação, carreira, remuneração e condições de trabalho e saúde;

EIXO VIII – Planos decenais, SNE e financiamento da educação: gestão, transparência e controle social;

EIXO IX – Construindo o Sistema Integrado de Educação Pública de Minas Gerais – SIEP/MG.

Desta conferência saíram propostas importantes para o desenvolvimento da nossa Educação.

Foram eleitos 2 delegados e 2 suplentes,  que irão representar Claraval na Conferência Estadual de Educação.

As Conferências, que são realizadas nos âmbitos municipal, estadual e federal exercem um papel de suma importância para a sociedade, elas são a base para que sejam propostas novas diretrizes é através delas que o Governo ouve a sociedade e determina as prioridades na política pública para os próximos anos.

“Se a Educação por si só não transforma a sociedade, tampouco sem ela a sociedade muda”  ( Paulo Freire).