Agricultura e Meio Ambiente

ORGÂNICOS DE CLARAVAL É QUALIDADE E SAÚDE NA MESA! 1ª OFICINA DE PRODUTOS ORGÂNICOS.

Qualidade na mesa é sinal de vida saudável!

No dia 14 de Novembro, aconteceu em Claraval no salão paroquial, a 1ª oficina de oferta e demanda de produtos orgânicos originários da agricultura familiar. O evento contou com a participação de agricultores familiares orgânicos certificados pelo IMA, representantes de escolas, secretarias de educação, prefeituras, departamentos de licitações, Hospitais, supermercados e sacolões.

O Objetivo da oficina foi levantar a oferta de produtos orgânicos da região, conhecer o mercado potencial para esses produtos de qualidade, sanar as falhas na oferta dos produtos para planejar estratégias para o fortalecimento e comercialização dos orgânicos, através dos mercados institucionais. (PNAE, PAA, Compra Direta da Agricultura Familiar), para atender escolas, hospitais, mercado em potencial de toda nossa região, tendo em vista que os orgânicos produzidos em Claraval são referência de qualidade em todo o estado, inclusive com certificação do IMA (instituto mineiro de agropecuária)

A associação de produtores orgânicos de Claraval, atualmente conta com 10 famílias associadas, das comunidades: Agudos, Porteira da Pedra e Andrades.

A Presidente Adelina nos disse “que os trabalhos com os orgânicos vem sendo desenvolvido há 3 anos com muitas lutas, e que graças a esse trabalho com o apoio da EMATER e Prefeitura, a maioria são certificados pelo IMA, que a cada 6 meses faz auditoria para testar a qualidade da produção. Adelina ainda disse que “ para os produtores terem direito ao certificado, todos passam por uma fiscalização rigorosa, o instituto analisa o adubo usado, faz análise da água e que todos tem que seguir os parâmetros do Instituto Mineiro de Agropecuária.

O Prefeito Luizão, disse para os presentes, sobre o encontro que teve recentemente com o Secretário de Estado de Desenvolvimento Agrário de Minas Gerais, sobre as lutas para conseguir benfeitoria para a cidade nessa área, já que a maior parte da economia de Claraval se dá por meio da agricultura.  Luizão também disse do orgulho e da satisfação por Claraval ser referência na produção de alimentos orgânicos no estado.