HISTÓRIA DE CLARAVAL ENCANTA ALUNOS DA UNESP-FRANCA.

Patrimônio e Educação Cultural.

No dia 16 de novembro, o Mosteiro Cisterciense de Claraval recebeu a visita dos alunos do 1º ano de graduação em História da UNESP-Franca. A atividade foi desenvolvida pelo Prof. Dr. Elias Antônio Vieira em parceria com a Prefeitura Municipal de Claraval e os padres do Mosteiro. Os alunos foram recebidos pelo prefeito Municipal, Sr. Luiz Gonzaga Cintra, e pela Secretária de Cultura, Turismo, Esporte e Lazer, Luisa Helena Cintra. Os alunos observaram a paisagem urbana e rural de Claraval, foram guiados pelos padres Guilherme e Marcos em sua visitação às dependências do Mosteiro e, finalmente, a historiadora Profa. Dra. Ana Paula da Silva fez uma palestra sobre a política de preservação do patrimônio cultural de Claraval implantada no município desde a gestão 2005/2008. Destacando a relação entre os conceitos de paisagem e território, a historiadora ressaltou que o Mosteiro representa muito mais que uma edificação, ele faz parte da história do município, da vida cotidiana das pessoas, “trata-se de um lugar investido de significados e valores pelo qual a população se reconhece, transformando o espaço e a paisagem em elementos da identidade cultural claravalense.”