Agricultura e Meio Ambiente

SUCESSO DO PROGRAMA “MAIS GENÉTICA” FOI DISCUTIDO NO DIA DE CAMPO.

Agropecuária.

Na última sexta feira (02/02/2018), aconteceu “O Dia de Campo do Programa Mais Genética”, na fazenda Santana, situada no bairro da zona rural Agudo. O evento foi realizado pela Prefeitura por meio da Secretaria de Agricultura e EMATER, o intuito era discutir sobre o programa “Mais Genética”, programa criado pelo Deputado Emidinho Madeira para promover o desenvolvimento da pecuária nos municípios.

O convênio contemplou a capacitação de um produtor rural o pecuarista José Alexandre (Zizo) que fez o curso de bovinocultura, e após o aprendizado foi responsável para prestar serviços de inseminação artificial em bovinos aos demais produtores, Claraval recebeu um botijão de sêmen com 60 doses de touros com aptidão leiteira, 1/2 sangue, 3/4 e 7/8 gir x holandês.  Até sexta-feira (2) foram inseminados mais de 260 sêmens para diversos produtores da cidade. O deputado Emidinho Madeira agradeceu o Prefeito Luizão por ter abraçado o projeto e  pelo seu empenho para trazê-lo a cidade. Emidinho disse “que o produtor rural carrega o país nas costas, com o seu trabalho duro no campo e que por muitas vezes não é reconhecido”, Luizão disse para o deputado que foi um excelente programa para a cidade já que a economia de Claraval gira em torno da agricultura e pecuária, o que gera bastante trabalho para muitas famílias, também disse que sabe das dificuldades do homem do campo, pois a vida inteira trabalhou na roça”.

Luizão agradeceu o Deputado e ressaltou que assinou o convênio do programa mais genética com o objetivo de melhorar a qualidade do rebanho bovino comercial e contribuir para criação de mecanismos que aumentam a produção e a renda do pequeno e médio produtor rural.

Estavam no evento as autoridades: Prefeito Luiz Gonzaga, Deputado Emidinho Madeira, Vice-Prefeito Cássio Augusto, Prefeito de Ibiraci Toninho Garcia, Presidente da Câmara de Claraval Bruno Freitas, os Vereadores de Claraval: André Cintra, Sargento Daniel, Donizete (Botinha), os Vereadores de Ibiraci: Presidente da Câmara Bichinho Pintor, os Vereadores: Chico Brandão e Juninho Fumaça, o Coordenador regional da EMATER Edson Gazeta, o Extencionista de Claraval Enes Barbosa, a Diretora de Agricultura e Meio Ambiente Fernanda Mainardi, a equipe da Emater Zizo e Rogéria e participação especial dos agropecuaristas de Claraval e Ibiraci.