CulturaSem categoria

FOLIAS DE REIS: PATRIMÔNIO CULTURAL DE CLARAVAL

Fé e Cultura.

Em Dezembro e inicio de janeiro, as folias de reis do município de Claraval fizeram a tradicional “Jornada” visitando casas e sendo recebidas com muita fé e carinho. Considerada uma das tradições mais antiga da cidade, a prefeitura de Claraval, por meio da Secretaria de Turismo, Cultura, Esporte e Lazer, está promovendo o inventário das Folias como bem cultural, ou seja, elas são reconhecidas como parte da cultura e dos costumes de nosso município.

Por este motivo a Folia de Reis Três Reis do Oriente, do Capitão Sebastião Batista Neves (Tiãozinho da pamonha), e a Companhia de Reis Caminheiros do Eterno, dos Capitães Agêncio Ambrósio Cintra e Saulo Eber Neves Quirino, puderam ter o transporte que utiliza para a jornada ( van e ônibus) custeado pelo dinheiro do ICMS – Patrimônio Cultural cujas atividades foram retomadas em 2017, haja vista que em 2016 a gestão política da época não desenvolveu nenhuma ação em Claraval e com isso o município deixou de receber mais de cem mil reais (R$100.000,00).

As folias de Reis são uma tradição em todo o estado de Minas Gerais, uma demonstração cultural da religiosidade cristã que simboliza a peregrinação dos Três Reis Magos ( Baltazar, Belchior e Gaspar) ao encontro do menino Jesus após o seu nascimento cada folia tem personagens específicos: o “capitão” é aquele que canta os versos da companhia, as “ vozes” são os integrantes que respondem os versos do capitão, o “palhaço” representa aquele que distraiu os soldados que perseguiram Maria e o Menino Jesus a mando de Herodes, permitindo que ela fugisse  em segurança, o “alferes” é aquele que leva a bandeira em todo o giro e o “ macuco” é quem recebe as doações feitas para a companhia, além de pedir as refeições e o pouso aos integrantes da companhia.

Além de duas Folias de Reis destacadas acima, em outubro deste ano a Companhia de Reis da Fazenda Taquaril, do Capitão Donizete Cintra, também já tem transporte garantido por parte da Prefeitura.