ENCERRAMENTO DO CURSO DE GESTANTE TURMA DE 2018.

Saúde da mamãe e do bebê.

Terminou dia 25/04/2018,  o curso de gestante, realizado pela secretaria de saúde, da prefeitura municipal de Claraval. O evento aconteceu na câmara municipal ás 19:30. Estavam presentes o prefeito Luiz Gonzaga Cintra, a primeira dama Helena Cintra, a coordenadora do PSF Laura representando o secretário de saúde Valber Vidal, estavam também toda a equipe do Programa de Saúde da Família, a secretária de turismo Luisa Helena Cintra, vereador Donizete (Botinha) e as gestantes que participaram do curso e seus cônjuges . Todas as gestantes receberam Kits para o Bebê com banheira, fraldas, cobertor, toalhas, body dentre outras coisas de uso do recém-nascido.

O curso para gestantes teve inicio no mês de Março (mês da Mulher) e contou com vinte e oito participantes. Durante esse período foram discutidos vários temas sobre a saúde do bebê e da mamãe, cuidados com o recém-nascido como: vacinação, teste do pezinho. Os principais temas do curso foram:

• Orientação Nutricional
  • Desenvolvimento de linguagem e audição
  • Desenvolvimento gestacional
  • Orientações com Fisioterapeuta
  • Cuidados com o recém-nascido
  • Teste do Pesinho
  • 1ª dentição
  • Orientações gerais a gestante
  • Orientações Psicológicas
  • Orientações gerais a gestante
  • Trabalhos Artesanais.

O curso de gestante é fundamental. É uma forma de resgatar a autoconfiança da mulher, que, em alguns momentos, se acham incapaz de dar a luz e de criar um filho, oferecendo a ela informações de qualidade, esclarecendo suas dúvidas com profissionais qualificados e experientes, permitindo que compartilhem seus sentimentos com outras gestantes que estão na mesma situação.