Ação Social

GRANDE PARTICIPAÇÃO DE PÚBLICO NO 1º FÓRUM DE COMBATE AO ABUSO E EXPLORAÇÃO SEXUAL INFANTIL DE CLARAVAL.

Aconteceu, na ultima sexta – feira, 18 de Maio, na Câmara Municipal de Claraval, o 1º Fórum de Combate ao Abuso e Exploração Sexual infantil. O evento foi realizado pela Secretaria Municipal de Cidadania e Ação Social da Prefeitura Municipal de Claraval/MG, juntamente com o Centro de Referência de Assistência Social – CRAS.

O Fórum teve como principal objetivo, conscientizar todos os cidadãos sobre essa realidade tão marcante na história de muitas famílias, e lembrar a importância de estarmos atentos ao comportamento de nossas crianças. Dia 18 de maio também foi instituído como o Dia Nacional de Combate  ao Abuso e Exploração Sexual Infantil.

O evento contou com grande participação de público, especialmente professores, conselheiros tutelares, secretários municipais, outros profissionais que atuam em órgãos e setores voltados ao atendimento de crianças e adolescentes, além de famílias de usuários do CRAS.

O prefeito Luiz Gonzaga, fez a abertura oficial, e em seu discurso, enfatizou a importância do debate e enfrentamento dessa questão para a comunidade e disse também, “que no dia em que comemora-se o combate ao abuso  e exploração sexual infantil, Claraval não poderia ficar fora dessa luta”.

A secretária Mirian agradeceu a presença de todos e durante a palestra pode falar sobre sua experiência profissional no atendimento de crianças e adolescentes vítimas de violência e abuso sexual.

Durante todo o dia ocorreram várias palestras com temas relevantes, dentre elas: as implicações legais na defesa das crianças e adolescentes vítimas de abuso sexual (área jurídica), as consequências do abuso sexual no desenvolvimento da criança e do adolescente (psicologia), a resiliência começa no acolher (Serviço Social), comunidade preventiva: cuidados e possíveis intervenções (atuação CRAS).

Claraval está de parabéns pela iniciativa.