Educação

ESCOLAS MUNICIPAIS DE CLARAVAL RECEBE NOTA SUPERIOR A ESTIPULADA PELO MEC NO IDEB.

Educação de qualidade.

Os alunos das escolas municipais de Claraval tiveram desempenho acima da média  na ultima avaliação do IDEB/2017 (Índice de Desenvolvimento da Educação Básica), o que resultou na nota 6,5, sendo que esta pontuação está acima da meta preconizada pelo MEC, que atualmente é de 5,9. O prefeito Luiz Gonzaga Cintra e a secretária de educação do município reitera o compromisso com uma educação de qualidade que possa suprir as necessidades educacionais dos alunos do município. O prefeito também agradece e parabeniza todos os funcionários e professores da secretaria de educação do município de Claraval pelo excelente trabalho que vem sendo desenvolvido nessa gestão.

O que é o Ideb

O Ideb é o principal indicador da qualidade da educação básica no Brasil. Para fazer essa medição, o Índice de Desenvolvimento da Educação Básica (Ideb) utiliza uma escala que vai de 0 a 10. A meta para o Brasil é alcançar a média 6.0 até 2021, patamar educacional correspondente ao de países da Organização para a Cooperação e Desenvolvimento Econômico (OCDE), como Estados Unidos, Canadá, Inglaterra e Suécia.

Criado pelo Instituto Nacional de Pesquisa Educacional Anísio Teixeira (Inep) em 2007, o Ideb sintetiza em um único indicador dois conceitos importantes para aferir a qualidade do ensino no país:

  1. Fluxo: representa a taxa de aprovação dos alunos;
  2. Aprendizado: corresponde ao resultado dos estudantes no Saeb (Sistema de Avaliação da Educação Básica), aferido tanto pela Prova Brasil, avaliação censitária do ensino público, e a Aneb, avaliação amostral do Saeb, que inclui também a rede privada.

Com o Ideb, ampliam-se as possibilidades de mobilização da sociedade em favor da educação, uma vez que o índice é comparável nacionalmente e expressa em valores os resultados mais importantes da educação: aprendizagem e fluxo. A combinação de ambos tem também o mérito de equilibrar as duas dimensões: se um sistema de ensino retiver seus alunos para obter resultados de melhor qualidade no Saeb ou Prova Brasil, o fator fluxo será alterado, indicando a necessidade de melhoria do sistema. Se, ao contrário, o sistema apressar a aprovação do aluno sem qualidade, o resultado das avaliações indicará igualmente a necessidade de melhoria do sistema.

O Ideb também é importante por ser condutor de política pública em prol da qualidade da educação. É a ferramenta para acompanhamento das metas de qualidade do PDE para a educação básica. O Plano de Desenvolvimento da Educação estabelece, como meta, que em 2022 o Ideb do Brasil seja 6,0 – média que corresponde a um sistema educacional de qualidade comparável a dos países desenvolvidos. Nesse sentido Claraval já ultrapassou a meta nacional estipulada para 2022.

Fontes:

http://www.inep.gov.br/

https://www.qedu.org.br/

 

 

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