Saúde

Secretaria de Saúde realizou no ultimo dia 27 campanha sobre o Setembro Amarelo.

A Secretaria de Saúde da Prefeitura Municipal de Claraval, realizou no dia 27 de Setembro, palestras na Escola Estadual Iarbas Rodrigues, sobre o Setembro Amarelo.

Setembro amarelo é uma campanha realizada em todo o Brasil sobre a prevenção ao suicídio, que ocorre desde 2015, pelo Centro de Valorização da Vida (CVV), Conselho Federal de Medicina (CFM), e Associação Brasileira de Psiquiatria (ABP), com o objetivo direto de alerta a população a respeito da realidade do suicídio no Brasil  e suas formas de prevenção.

De acordo com o Ministério da Saúde os principais alertas é a alta taxa de suicídio entre idosos com mais de 70 anos, e também o alto índice entre jovens, principalmente homens, e indígenas. Esse diagnóstico ajuda a orientar a expansão e qualificação da assistência em saúde mental, incentivar a prevenção no país devido a esses índices. No dia 10 de Setembro comemora-se o dia mundial da prevenção do suicídio.

Participaram na promoção do evento os profissionais da Secretaria de Saúde: Marina Rocha, Gabriel Linds, Neide Maria, Patrícia Garcia, a Psicóloga do CRAS de Claraval, Yani Ciabati, as Psicólogas palestrantes: Maria Gabriela Da Silva e Natália Siqueira De Oliveira, ambas destacaram o quanto a depressão prejudica no ato de uma tentativa de suicídio e apresentaram outros fatores, como:  o Bulliying, o preconceito e as drogas.

Fotos: Gabriel Linds.