Saúde

Secretaria de Saúde prepara atividades sábado (27) em comemoração ao Outubro Rosa.

 

A campanha Outubro Rosa, mundialmente conhecida, lembra a luta contra o câncer de mama. O movimento surgiu nos Estados Unidos, na década de 90, e foi adotado pelos demais países para alertar as mulheres e entidades governamentais sobre a importância da prevenção e diagnóstico precoce dessa doença tão devastadora, que, somente no Brasil, atinge cerca de 156 mulheres por dia.

O objetivo da campanha é de compartilhar informações sobre o câncer de mama, promover a conscientização sobre a doença, proporcionar maior acesso aos serviços de diagnóstico e de tratamento e contribuir para a redução da mortalidade e prevenção.

A Prefeitura de Claraval, por meio da Secretaria de Saúde aderiu ao movimento, porque para o Secretário Valber Vidal “Cuidar da saúde é um dever de todos, porque prevenção ainda é o melhor caminho, o diagnóstico precoce é fundamental no tratamento contra qualquer tipo de câncer. A realização anual da mamografia para mulheres a partir de 40 anos é importante para que o câncer seja diagnosticado precocemente”.

De acordo com clinico geral Dr. Lucas Fóllis, o autoexame é muito importante para que a mulher conheça bem o seu corpo e perceba com facilidade qualquer alteração nas mamas e assim procurar rapidamente um médico especialista. Vale lembrar que o autoexame não substitui exames como mamografia, ultrassom, ressonância magnética e biópsia, que podem definir o tipo de câncer e a localização deles. Pacientes que tem casos na família é fundamental fazer o exame todo ano para um melhor prognóstico. Disse Dr. Lucas.

De modo geral, a prevenção baseia-se no controle dos fatores de risco e no estímulo aos fatores protetores. Alimentação, controle do peso e atividade física podem reduzir em até 28% o risco de a mulher desenvolver o câncer de mama. Também deve-se evitar o consumo de álcool e tabaco.

A Secretaria de saúde fará um cronograma especial nesse sábado dia 27 de Outubro, na praça central, á partir das 8h.

Programação de atividades de beleza lazer e saúde:

Corte de cabelo feminino, pintura de unhas, maquiagem e designer de sobrancelhas, pesagem do Bolsa família, Papanicolau, exames preventivos de mama, aferição de  pressão arterial e glicemia. As atrações musicais ficarão por conta das duplas: Wesley e Gabriel, Paulo e Newander.

Participem!

Imagens da internet:

Mostre mais

Se inscrever

Além disso, verifique

Close
Close