Ação Social

CRAS realizou atividades para comemorar o dia do idoso.

Na ultima semana do mês de Outubro, a Secretaria de Cidadania e Ação Social, realizou diversas atividades, para comemorar o dia do Idoso. Comemora-se o dia do Idoso, 1º de Outubro. É considerada idosa, pessoas com idade acima de 60 anos. A data marca o dia em que a Lei N°10.741 (Estatuto do Idoso) entrou em vigor, é fundamental reforçar a importância da proteção desse público, a reflexão sobre a situação do idoso na sociedade. O envelhecimento é um fenômeno biológico normal que atinge todos os seres vivos, o aumento da expectativa de vida no Brasil, atualmente  ultrapassa os 71 anos de idade, e  representa um desafio para governos criarem mecanismos capazes de amparar melhor as pessoas  idosas.

Estatuto do Idoso – Lei Nº 10.741, de 1º de outubro de 2003.

A criação do Estatuto do Idoso em 2003 representou um grande avanço na vida dessa parcela de nossa população, que frequentemente é vítima de maus-tratos e abusos de todas as formas. Esse estatuto estabeleceu os direitos dos idosos, como a prioridade em alguns serviços e a garantia de acesso à saúde, alimentação, educação, cultura, lazer e trabalho.