Agricultura e Meio Ambiente

CLARAVAL É REFERÊNCIA NA PRODUÇÃO DE HORTALIÇAS ORGÂNICAS.

Dez produtores de Claraval vêm desenvolvendo um excelente trabalho na produção de hortaliças orgânicas, que é referência em toda a região. Orientados pela Empresa de Assistência Técnica e Extensão Rural do Estado de Minas Gerais (Emater-MG) em parceria com a Prefeitura Municipal, através da Secretaria de Agricultura e Meio Ambiente, três desses agricultores, foram convidados a participar de uma das maiores feiras regional voltada para o agronegócio, que aconteceu recentemente em Passos-MG, a SINAGRO. Os Agricultores: Sueli Aparecida Baltazar Manegueti, Nilvanir Consuelo Cintra e Maria Aparecida Gomes da Silva, na ocasião puderam contar a história de sucesso da agricultura orgânica de Claraval, além de participar da rodada de negócios com empresas interessadas em adquirir os produtos orgânicos produzidos por eles. O Prefeito Luiz Gonzaga, a Secretária de Agricultura, Fernanda Mainard, juntamente com os Vereadores prestigiaram o  evento.

Vale lembrar que todos os 10 produtores obtém certificação do Escopo Orgânico, emitida pelo Instituto Mineiro de Agropecuária (IMA). Com a certificação na produção de alimentos orgânicos, os agricultores de Claraval tornam-se os pioneiros neste segmento de produção na área de atuação da Unidade Regional de Passos da Emater-MG, que abrange 23 municípios do Sul de Minas. Segundo o Engenheiro Agrônomo e extencionista do município Enes Barbosa, a expectativa é de que a produção possa alcançar ainda mais rentabilidade, e os agricultores oferecerão mais alimentos qualificados no mercado, além de garantir a sustentabilidade em todos os aspectos.