Agricultura e Meio Ambiente

LANÇAMENTO DO PROGRAMA “MAIS GENÉTICA”.

Aconteceu ontem, na Câmara Municipal de Claraval, o lançamento do Programa municipal de melhoramento genético de gado leiteiro em Claraval, denominado “Mais Genética”. O Prefeito Luiz Gonzaga fez a abertura oficial do “Mais Genética”, citou a importância de incentivar a Pecuária e a Agricultura no município, estavam presentes: o Vice- Prefeito, Vereadores e representantes do Deputado Emidinho Madeira autor do projeto.
O Programa de melhoramento genético de gado leiteiro é uma parceria entre Prefeitura e governo do estado e realizado através da EMATER, parceria esta que é firmada através de convênio entre Governo Estadual e Municipal.
O convênio que comtemplou Claraval, foi assinado no dia 24 de Março de 2017, pelo Prefeito Luizão na cidade de Muzambinho, o intuito é promover o desenvolvimento da pecuária no município. O convênio contemplou a capacitação de um produtor rural, que a partir de agora, será responsável para prestar serviços de inseminação artificial em bovinos aos demais produtores de Claraval, sobre o acompanhamento do Extencionista Enes.
Esse projeto é de autoria do Deputado Estadual Emidinho Madeira (PSB) tem como parceiros: Seapa-mg, Emater,Ima, Epamig, ABCZ e Giroland.
Além da capacitação do produtor, Claraval recebeu um botijão de sêmem com 60 doses de touros com aptidão leiteira, 1/2 sangue, 3/4 e 7/8 gir x holandez.
O Programa mais genética tem como um dos objetivos, melhorar a qualidade do rebanho bovino comercial e contribuir para criação de mecanismo que aumentam a produção e a renda do pequeno e médio produtor rural.